É bíblico falar em “obedecer ao evangelho”, embora admita que ultimamente não tenho usado essa frase com base bíblica, o que me entristece. Muitas vezes disse (e ainda digo), quando alguém era batizado, que “Fulano tal obedeceu ao evangelho”, como se a obediência ao evangelho fosse finalizada no momento do batismo. Essa não é uma maneira muito bíblica de descrever alguém que “obedece ao evangelho”. É muito mais do que ser batizado, porque uma pessoa nunca termina de obedecer ao evangelho.

Você Nunca Termina de Obedecer ao Evangelho

O que é o Evangelho?

As pessoas frequentemente dizem que o evangelho é “a morte, o sepultamento e a ressurreição de Jesus”. A passagem em 1 Coríntios 15:1–5 é citada com frequência para provar este ponto. Mas  vamos prestar atenção ao que Paulo realmente diz nesta passagem:

Irmãos, quero lembrá-los do evangelho que preguei a vocês, o qual vocês receberam e no qual estão firmes. Por meio deste evangelho vocês são salvos, desde que se apeguem firmemente à palavra que preguei; caso contrário, vocês têm crido em vão. Pois o que primeiramente lhes transmiti foi o que recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, foi sepultado e ressuscitou no terceiro dia, segundo as Escrituras, e apareceu a Pedro e depois aos Doze.

A palavra “evangelho” significa “boas novas” ou “boa notícia”. Paulo lembra os coríntios da Boa Nova que lhes pregou. Ele não diz que o evangelho é a morte, o sepultamento e a ressurreição de Jesus, contudo são “de suma importância” para a mensagem do evangelho. A morte, o sepultamento e a ressurreição certamente estão no centro do evangelho, mas não é correto afirmar que “o evangelho é a morte, o sepultamento e a ressurreição de Jesus”. Isso é simplificar demasiado as coisas (um erro do qual eu também sou culpado).

Há uma pedra em Priene, na Turquia, com uma inscrição que data do ano 9 a.C. A inscrição retrata o nascimento de César Augusto. Nela está escrita que Augusto é um deus e o salvador do mundo. Diz ainda que o seu aniversário sinalizou “o começo de boas novas para o mundo”. A palavra usada nesta inscrição para “boas novas” é a mesma palavra que o Novo Testamento usa a respeito de Jesus (euangelion).

Se realmente quer um resumo do evangelho, considere a passagem que se encontra em Colossenses 1:15–20. Esta é a Boa Nova:

[Cristo] é a imagem do Deus invisível, o primogênito sobre toda a criação, pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos sejam soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele. Ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste. Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a supremacia. Pois foi do agrado de Deus que nele habitasse toda a plenitude e por meio dele reconciliasse consigo todas as coisas, tanto as que estão na terra quanto as que estão nos céus, estabelecendo a paz pelo seu sangue derramado na cruz.”

O evangelho é a Boa Nova de que o Filho de Deus veio ao mundo. Enquanto esteve no mundo, Ele trouxe a paz através do seu sangue derramado na cruz. Ele foi ressuscitado dos mortos e agora governa sobre todas as coisas. O evangelho é acerca de Jesus, o Messias vitorioso, o Ungido.

De facto, a morte, o sepultamento e a ressurreição encontram-se no centro desta mensagem, mas a mensagem é mais do que apenas esses três aspetos.

Obedecer ao Evangelho

Isto leva-nos de volta à nossa pergunta: “O que é que significa obedecer ao evangelho”? Há três passagens que falam da obediência ao evangelho. Curiosamente, todas as três passagens usam esta frase num sentido negativo. Todas elas dirigem-se ao Senhor como aquele que pune aqueles que “não obedecem ao evangelho” (ver Romanos 10:16; 2 Tessalonicenses 1:8; 1 Pedro 4:17).

Vamos considerar uma destas passagens. Em 2 Tessalonicenses, Paulo escreve à  igreja em Tessalônica, a qual se encontra em sofrimento. Ele próprio tinha testemunhado pessoalmente a resistência ao evangelho naquela cidade (veja Atos 17:1–9). Na sua segunda viagem missionária, Paulo tinha ido à sinagoga em Tessalônica e discutiu com os judeus dali, da seguinte forma: “Este Jesus que proclamo é o Cristo” (Atos 17:3). Mas os judeus incitaram uma multidão contra Paulo e Silas e arrastaram alguns dos discípulos para diante dos oficiais da cidade.

Mais tarde, quando Paulo escreve aos tessalonicenses, ele diz: “… nós nos gloriamos em vocês entre as igrejas de Deus pela perseverança e fé demonstrada por vocês em todas as perseguições e tribulações que estão suportando” (2 Tessalonicenses 1:4). Ele assegurou-lhes que Jesus haveria de acertar as contas quando voltasse. O Senhor Jesus retornará “em meio a chamas flamejantes” e “punirá os que não conhecem a Deus e os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus” (2 Tessalonicenses 1:8).

Paulo menciona dois grupos que serão punidos. O primeiro corresponde aos “que não conhecem a Deus”.  Ele refere-se aos “gentios que não conhecem a Deus” (1 Tessalonicenses 4:5, NAA). E de seguida, ele menciona “os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus”, referindo-se especialmente aos judeus. Eles eram os que conheciam a Deus, de certa forma, mas recusavam-se a submeter-se à Boa Nova de que Jesus reina.

Na verdade, a palavra “obedecer” aqui está num tempo verbal no presente, no grego, o que indica uma ação contínua. Na versão inglesa Tradução Literal de Young, lê-se: “os [que] não [estão] a obedecer às boas novas de nosso Senhor Jesus Cristo”.

Continue a Obedecer ao Evangelho

Obedecer ao evangelho significa aceitar o fato de que toda autoridade no céu e na terra foi dada a Jesus. Significa tornar-se discípulo dEle. Significa ser batizado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Significa observar tudo o que Ele ordenou (veja Mateus 28:18–20). Esta foi a mensagem da Boa Nova que os apóstolos proclamaram ao mundo.

Obedecer ao evangelho não é algo que chega a um certo momento em que se dá por terminada a tarefa. O evangelho é algo a que está a ser obediente, neste preciso momento — ou não está. A pergunta não é: “Obedeceste ao evangelho?” Mas sim: 

“Estás a viver em obediência ao evangelho?”

Deus te ama e eu também,

Wes McAdams

Pin It on Pinterest

Share This